Há trinta anos a importância do brincar ocupa a mente do médico radiologista infantil Roberto Avritchir, que há dez anos fundou o Instituto Brinquedo Vivo, uma organização sem fins lucrativos que propõe implantar, por meio de parcerias, espaços interativos para atividades lúdicas, capacitação, e exposição de brinquedos artesanais.
Amante do brincar e do fazer artensanal, o presidente Roberto se deu conta que havia uma coleção de brinquedos e peças de artesanato relacionadas ao lúdico. Mais do que das peças, sua atração sempre esteve na descoberta por quem confecciona e vivencia esses trabalhos, conhecendo a história de vida de cada um dos artistas.
Foi a partir dessa busca e interesse, que decidiu reunir um grupo de pessoas que tinha a mesma linha de pensamento e estavam dispostos a colaborar em projeto que visa resgatar o brincar. Com auxílio de Marilena Flores, fundadora da ONG Promove Ação Sócio-Cultural, redigiu o documento que daria origem ao Instituto Brinquedo Vivo.
Ao longo de sua trajetória, o Instituto Brinquedo Vivo teve parcerias com a Secretaria de Esportes de São Paulo em projetos que atenderam diferentes bairros, como por exemplo, na inauguração de brinquedotecas e na realização das Ruas do Brincar. Parceiro do SESC também, atua em diferentes eventos tais como exposições e oficinas do brincar para crianças.